Canadá

No Canadá, o treinamento em medicina de família dura 2 anos e é a residência mais curta do mundo . Outros programas de treinamento especializado duram em média de 4 a 6 anos. A estrutura das Diretrizes Educacionais Médicas Canadenses para Especialistas (CanMEDS) descreve todas as competências que os médicos precisam adquirir para atender às necessidades de saúde. As competências são agrupadas em sete funções distintas, sendo “médico especialista” a função integradora, complementada pelas funções de comunicador, colaborador, líder, defensor da saúde, acadêmico e profissional. Para avançar em direção à educação médica baseada em competências e melhorar a avaliação sobre se as competências são realmente adquiridas, o Royal College of Physicians and Surgeons of Canada (RCPSC) mudou recentemente para um modelo em que o alcance das competências é medido por marcos e atividades profissionais confiáveis ​​( EPA). Os marcos descrevem a progressão esperada de competência para cada uma das 7 funções do CanMEDs ao longo do treinamento especializado. 

pós graduação de medicina intensiva

Os EPAs são unidades de prática que podem ser confiadas a um residente, uma vez demonstrada competência suficiente para esta tarefa específica. Em um EPA, descrevendo uma tarefa específica, vários marcos e competências podem ser integrados.

Nos EUA, os programas de treinamento especializado duram de 3 a 7 anos. A formação em medicina de família dura 3 anos. O Conselho de Credenciamento para Educação Médica de Pós-Graduação (ACGME) estabeleceu 6 Competências Gerais (ACGME / ABMS Competências Gerais): atendimento ao paciente, conhecimento médico, aprendizagem e melhoria baseada na prática, habilidades interpessoais e de comunicação, profissionalismo e prática baseada em sistemas.