Em que consiste o trabalho do consultor agrícola?

Desastres naturais, concorrência, novas normas…: muitos fatores podem ameaçar a rentabilidade de uma operação agrícola. Felizmente, os agricultores podem contar com as recomendações dos consultores agrícolas para otimizar a sua atividade.

consultoria agropecuaria

Qual é o papel de um consultor agrícola? O consultor agrícola fornece o seu conhecimento técnico aos agricultores para ajudá-los a otimizar a gestão da sua exploração agrícola. Conhece as diferentes técnicas agronômicas e de manejo, normas ambientais, legislação rural, tributação e as mais recentes inovações tecnológicas. Utilizando os seus conhecimentos, acompanhamento tecnológico e ferramentas estatísticas, o consultor agrícola pode intervir em determinadas situações: aquisição de uma exploração agrícola, gestão de catástrofes naturais , expansão de uma exploração agrícola, melhoria do rendimento, aumento da rentabilidade, adaptação a novos padrões, redução da poluição , transição para a agricultura biológica … Um conselheiro agrícola deve ouvir os agricultores para compreender as suas dificuldades, os seus desejos e a sua forma de trabalhar. Depois de fazer um diagnóstico, oferece soluções: compra de novos equipamentos, utilização de culturas mais resistentes, diversificação, etc. Ele também pode fornecer treinamento para operadores.

Quem emprega o consultor agrícola? O assessor agrícola pode ser contratado por uma cooperativa agrícola, por uma câmara de agricultura ou por um centro de estudos técnicos agrícolas (Ceta). A Ceta é uma “associação jurídica de 1901” formada e gerida por um grupo de agricultores para fornecer apoio técnico personalizado. O consultor agrícola também pode trabalhar num instituto técnico agrícola (Ita), como o Instituto da Pecuária, o Instituto Francês da Vinha e do Vinho (IFV) ou a Federação Nacional dos Produtores de Plantas de Batata (FN3PT).